sábado, 6 de novembro de 2010

WMS – Warehouse Management Systems (Sistemas de Gereniamento de Armazéns)

Os sistemas de WMS são responsáveis pelo gerenciamento da operação do dia-a-dia de um armazém. Apesar de possuírem alguns algoritmos, sua utilização está restrita a decisões totalmente operacionais, tais como: definição de rotas de coleta, definição de endereçamento dos produtos, entre outras.
De acordo com Banzato (1998), um WMS é um sistema de gestão de armazéns, que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, entre outras, que integradas atendem às necessidades logísticas, maximizando os recursos e minimizando desperdícios de tempo e de pessoas.
O gerenciamento de depósitos e armazéns, ou WMS, como é conhecido no mercado, para Arbache, Santos, Montenegro e Salles (2004), agiliza o fluxo de informações dentro de uma instalação de armazenagem, melhorando a operacionalidade da armazenagem e promovendo a otimização do processo, pelo gerenciamento eficiente de informação e recursos, permitindo à empresa tirar o máximo proveito dessa atividade. As informações podem ter origem dentro (sistema ERP) ou fora da empresa (clientes, fornecedores, etc.). O sistema utiliza essas informações para executar as funções básicas do processo de armazenagem: receber, estocar, separar.
O WMS possui diversas funções para apoiar a estratégia de logística operacional direta de uma empresa, segundo Banzato (1998), entre elas:
- Programação e entrada de pedidos;
- Planejamento e alocação de recursos;
- Portaria;
- Recebimento;
- Inspeção e controle de qualidade;
- Estocagem;
- Transferências;
- Separação de pedidos;
- Expedição;
- Inventários;
- Controle de contenedores e
- Relatórios.


METODOLOGIA

No sentido de proporcionar uma visão geral do WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns) e suas principais funções, sugerindo sua adaptação para o gerenciamento da logística reversa em armazéns, a elaboração deste artigo foi feita através da pesquisa exploratória, com caráter qualitativo e natureza interpretativa, pelo método indutivo. Visto que a maioria das empresas não tem definido em seus processos claramente a logística reversa e pela inexistência de sistemas de informação para seu controle, o artigo limita-se a sugerir a adaptação do WMS tradicional para resolver a situação do descarte indiscriminado de embalagens e outros bens diversos no meio-ambiente, oriundos dos armazéns. O quadro abaixo demonstra as funções do WMS tradicional utilizadas na logística direta e as sugestões de adaptação para a logística reversa:

Funções do WMS Logística Direta
Sugestões para Logística Reversa


Programação e entrada de pedidos Coloca os pedidos de modo rápido e acurado no armazém, melhora o desempenho do sistema corporativo (ERP) quanto ao planejamento do atendimento.
Permanece inalterada

Planejamento e alocação de recursos Planeja automaticamente a alocação de mão-de-obra diária, além do método de movimentação de material e o equipamento a ser utilizado por cada operador.
Planejar automaticamente a alocação de mão-de-obra e recursos para os operadores movimentarem o material pós-consumo (embalagens e outros materiais) e pós-venda (produtos devolvidos) por falhas e/ou avarias.

Portaria Controla todos os veículos envolvidos nas operações de recebimento, gerenciando a fila de espera e designação de docas, além de controlar dados do fornecedor, ordem de chegada, prioridade de descarga, etc.
Controlar os veículos envolvidos nas operações de recebimento e despacho de material pós-consumo e pós-venda e controlando dados de empresas retroprocessadoras

Recebimento Identifica e seleciona o recebimento a ser processado, indica os itens e quantidades a serem recebidos, imprime e identifica o produto, confirma o recebimento da quantidade de cada produto e libera os itens para a estocagem.
Identificar e selecionar o recebimento de material pós-venda (devolvidos pelos clientes), imprimindo e identificando o produto, confirmando o recebimento e os motivos de retorno, sua quantidade e os liberando para estocagem provisória.

Inspeção e controle de qualidade Notifica o operador de inspeção das necessidades dos materiais recebidos, permitindo a entrega imediata de produtos à inspeção ou à notificação imediata para que um inspetor venha à recepção; confirma e libera a inspeção quando os produtos ficam estocados em quarentena, evitando a separação física do material.
Identificar os produtos com defeitos, problemas de validade, avarias em geral, nas mercadorias recebidas, notificar imediatamente as irregularidades e as encaminhar para o estoque provisório (quarentena) para posterior devolução à fábrica ou envio a empresas retroprocessadoras.

Estocagem Analisa o melhor método de estocagem, considerando local, tipo de equipamento, momento oportuno para estocar; possibilita o conhecimento do que está estocado; apóia o recebimento do material que entra; a consolidação de números de mesmo item; inventário rotativo e zoneamento de áreas de produtos.
Analisar o melhor método de estocagem temporária, considerando local, tipo de equipamento, possibilitar o conhecimento do volume estocado, dando apoio ao recebimento, consolidar números de mesmo item, fazer inventário rotativo e o zoneamento de áreas de produtos pós-consumo e pós-venda.

Transferências Gerencia os fluxos de transferência de itens entre áreas, ou de um depósito para outro, seja próprio ou terceirizado.
Gerencia os fluxos de transferência entre depósitos,fornecedor retroprocessadores, devido a problemas de devoluções por garantia ou validade, excesso de estoque ou materiais no fim de sua vida útil (embalagens) para serem reciclados ou encaminhados ao mercado secundário.

Separação de pedidos Transmite os pedidos de mais alta prioridade aos separadores de pedidos; se as prioridades forem iguais, transmite as solicitações de separação com base nos critérios pré-definidos.
Permanece inalterada

Expedição Inclui a roteirização dos produtos separados para as devidas áreas de separação de cargas na expedição; a geração automática dos conhecimentos de embarque e atualização automática de arquivos de pedidos abertos de clientes.
Incluir a roteirização dos produtos pós-consumo e pós-venda para as devidas áreas de separação de cargas de expedição, gerando automaticamente os conhecimentos de embarque, devolvendo-os aos fornecedores ou enviando-os aos retroprocessadores.

Inventários Permite realizar os inventários físicos de forma rápida e precisa, executando-o por tipo de produtos ou localizações físicas, também podem ser feitas auditorias internas sem bloqueio de movimentação e de acordo com os critérios da empresa, além de acertos de inventários, tais como: quebra; mudança de status de produtos, etc.
Permitir a realização dos inventários físicos de forma rápida e precisa dos produtos pós-consumo e pós-venda, executando-o por tipos de produtos ou por localização, fazendo auditorias e acertos de inventários mudando o status dos produtos para produtos a serem encaminhados a retroprocessadores ou destinação final nas indústrias.

Controle de contenedores Controla os contenedores como paletes, racks, berços, cestos aramados, caixas plásticas, fitas de arquear aço e plástico, papelão, etc.
Controlar os contenedores novos e também os que estiverem no final de sua vida útil, encaminhando-os para reciclagem ou reutilização e recebendo materiais reciclados.

Relatórios Fornece relatórios de desempenho e informações operacionais que subsidiam o processo de gerenciamento do armazém.
Fornecer relatórios do montante de materiais que são devolvidos e seus respectivos motivos e demais informações operacionais que subsidiam o gerenciamento reverso do armazém.

Adaptação do WMS tradicional para o gerenciamento da logística reversa
Através da observação das funções do WMS apresentadas, que são utilizadas pela logística direta, sugere-se a adaptação do sistema tradicional para o gerenciamento da logística reversa, visto que é possível sua utilização para planejar, operar e controlar o fluxo e as informações logísticas, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo dos negócios ou ao ciclo produtivo, desta forma resolvendo o problema do descarte desses produtos e resíduos no meio ambiente, ao mesmo tempo lhes agregando valor econômico, legal e logístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário