quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Supply Chain

Cadeia de fornecimento é o grupo de Fornecedor que supre as necessidades de uma Empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos. Pode ser entendido também como uma forma de colaboração entre fornecedores, varejistas e consumidores para a criação de valor.Cadeia de fornecimento pode ser definida como o ciclo da vida dos processos que compreendem os fluxos físicos,informativos,financeiros e de conhecimento, cujo objectivo é satisfazer os requisitos do consumidor final com produtos e serviços de vários fornecedores ligados. A cadeia de fornecimento,no entanto, não está limitada ao fluxo de produtos ou informações no sentido Fornecedor→ Cliente. Existe também um fluxo de informação,de reclamaçõese de produtos,entre outros, no sentido Cliente→ Fornecedor. O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento.Segundo alguns estudiosos,a competição no mercado global não ocorre entre empresas,mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento,auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade,entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência. Os resultados que se esperam da utilização de sistemas que automatizem o SCM são:
Reduzir custos
Aumentar a eficiência
Ampliar os lucros
Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento;
Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores;
Desenvolver serviços de valor agregado que dão a uma empresa uma vantagem competitiva;
Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo;
Manter o menor estoque possível.
Esses resultados são obtidos à medida que a gestão da cadeia de fornecimento simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema,até serem atendidos,e também,com a forma das matérias-primas serem adquiridas,e entregues,pelos processos de fabricação e distribuição.
Concluindo,é fundamental que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos de soluções deGestão automatizadas através da tecnologia de informação,pois só assim será possível obter maior vantagem estratégica e competitiva.
Um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, começa na avaliação dos gastos, no modelo atual de compras, na avaliação dos índices financeiros aplicados na renovação dos contratos por fornecedores e etc,não basta colocar um software de administração da cadeia, se não alterar o modelo de gerenciamento.A idéia do Supply Chain, é reduzir as atividades táticas,ampliando a ação estratégica.
A área de suprimentos hoje,diferentemente de ontem, é responsável pelos resultados da empresa, a sinergia-ação dos órgãos simultaneamente, desenvolvida entre os departamentos fortalece a área que hoje, não só acompanha a aplicação dos contratos, mas como é responsável por todo o período de negociação.Os fornecedores nesse momento,passam a ser parceiros no desenvolvimento de produtos, a quantidade de fornecedores é reduzida e o controle dos KPI´s acordados passam a ser melhor administrados, visa a possibilidade de relatórios emitidos pela ferramenta utilizada, com equalizações e demonstrativos de resultados.
O comprador definitivamente, abandona a fase de baixa ou nenhuma rastreabilidade e auditabilidade de seu processo de compras,passando a ter total visualização de todo o processo.
Processos
Abaixo um exemplo de cadeia de suprimentos, quanto aos gastos e despesas da empresa:
Marketing
Planejamento/Controle/Produção (PCP)
Fornecedores
Almoxarifado/Armazenagem
Produção
Estocagem
Administração do Pedido/Despacho
Marketing (retorno)
Todos o processos envolvem clientes, distribuição, produção e fornecedores.
Sendo:
Marketing é essencialmente a arte de enviar uma mensagem aos clientes potenciais, e também aos que já fazem parte de sua carteira de clientes, para convencê-los a comprar de você. Envolvendo: faixa etária, poder aquisitivo, classe social, localização, concorrente; alem da função de propaganda e sistemas promocionais. As empresas reconhecem a importância do marketing e direcionam uma boa parte de seus recursos humanos e financeiros a essa atividade.
PCP (Planejamento/ Controle/ Produção): tradução, expectativa para a realização da produção. As peças necessárias, equipamentos, etc.
Fornecedores: fornecedores da matéria-prima, devem ser tratadas como parceiros, devendo até serem convidados a verem a produção; participar da produção, do dia a dia da empresa; já que ambos os conhecimentos podem atuar juntos, surgindo assim uma estrutura de competência altíssima.
Almoxarifado/Armazenagem: sua atuação é importante no controle dos materiais que entram na empresa, vendo inclusive se os mesmos não estão em excesso.
Para melhor explorarmos a cadeia de fornecimento ou de suprimentos,entramos na logística empresarial que é o estudo da cadeia de suprimentos. Temos então, as Atividades Primárias e as Secundárias.
Atividades Primárias
Transportes
Manutenção de estoques
Processamento de pedido
Atividades Secundárias
Armazenagem
Manuseio de materiais
Embalagem de materiais
Obtenção (seleção de fontes, quantidades de compra)
Programação do produto (distribuição - fluxo de saída - oriente programação PCP)
Manutenção de informação (base de dados gerada pela cadeia - fonte de dados para futuros planejamentos.

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